domingo, 7 de fevereiro de 2010

O que é permacultura?

Permacultura é o termo cunhado pelo pesquisador australiano Bill Mollison que define o planejamento de habitações sustentáveis, desde casas, sítios, fazendas até vilas e organizações em maiores proporções. A Permacultura visa reunir tecnologias geradas pela ciência moderna e técnicas ancestrais em um plano de sustentabilidade ambiental, social e econômico, tudo isto dentro de um projeto denominado design permacultural. Porém a permacultura não se limita a este projeto, ela engloba um conjunto de princípios e éticas que implica na mudança da visão do homem moderno e na sua forma de vida para que haja alternativas reais de sua sobrevivência neste planeta em uma sociedade justa, organizada e consciente.

As três éticas da Permacultura
Segundo Mollison (1991), na Permacultura é adotada uma ética em três áreas: cuidado com a Terra; cuidado com as pessoas; cuidado com a distribuição do excesso de dinheiro tempo e recursos para atingir esses fins.

Cuidado com a Terra significa o cuidado com todas as coisas vivas ou não: solos, espécies e suas variedades, atmosfera, florestas, micro-habitats, animais e águas. Isso implica em atividades nocivas e reabilitantes, conservação ativa, uso de recursos de forma ética e frugal, e um estilo de vida correto (trabalhando para criar sistemas úteis e benéficos).

Cuidado com a Terra também implica em cuidado com as pessoas, de forma que nossas necessidades básicas de alimentação, abrigo, educação, trabalho satisfatório e contato humano saudável sejam supridas. O cuidado com as pessoas é importante porque, mesmo que as pessoas sejam apenas uma pequena parte da totalidade dos sistemas vivos do mundo, nos causamos um impacto decisivo neste. Se pudermos suprir nossas necessidades básicas não necessitaremos da indulgência em grande escala de práticas destrutivas à Terra.

O terceiro componente da ética básica de “Cuidado com a Terra” é a contribuição do excedente de tempo, dinheiro e energia para alcançar os objetivos de cuidado com a Terra e cuidado com as pessoas. Isto significa que, após tenhamos suprido nossas necessidades básicas e projetado nossos sistemas da melhor forma possível, poderemos expandir nossas influências e energia para auxiliar outros no alcance desses objetivos.

Design Permacultural e Zoneamento

É o desenho de uma habitação que implica na interação de seus elementos mapeados por zonas de interesse. Esses elementos abrangem construções, áreas de plantio, criação de animais, planejamento de água e energia, entre outros dentro de uma ótica ecológica. Suas interações consistem no máximo aproveitamento de recursos em que os produtos e resíduos gerados por um elemento virem recursos para outro elemento, a exemplo do esterco de animais que vira fertilizante para o cultivo de plantas. Assim na criação de um do design permacultural é importante que se analise cada elemento dentro do que ele necessita e o que ele produz almejando trabalhar suas interações com os outros elementos.

No zoneamento se planeja os elementos dentro do desenho de acordo com demanda de manejo de cada um no qual os elementos que necessitam ser visitados com uma freqüência maior são posicionados mais próximos a casa que ocupa a zona central denominada Zona Zero. As zonas são divididas em Zona Zero, I, II, III, IV e V. De acordo com a definição de Mollison (1991) para cada zona temos:

- A Zona Zero é o centro da atividade (casa, galpão, ou vila, se o projeto for em grande escala), a zona é planejada para a conservação de energia e para ajustar-se às necessidades de seus ocupantes.
- A Zona I está perto da casa, é a mais controlada e intensivamente utilizada podendo conter o jardim, oficinas, estufas e viveiros de propagação, hortas, pequenos animais (coelhos, porcos da índia), combustíveis para casa (gás, madeira, composto), compostagem e área para a secagem de grãos.
- A Zona II dois ainda é mantida intensivamente, com plantio denso (arbustos maiores, pomares mistos e de pequenas frutas, quebra-ventos) podendo incluir terraços, sebes, grades e tanques. Espécies de plantas e animais que requeiram observação e cuidados são localizados nessa zona, e a água é reticulada (irrigação por gotejamento).
- A Zona III contém pomares não podados e sem composto, pastagem maiores para animais ou para manter a plantação principal. A água é disponível apenas para algumas plantas, embora haja bebedouros para animas.
- A Zona IV é semi-manejada, semi-selvagem, utilizada para a coleta de alimentos resistentes, possuindo arvores não podadas e manejo de vida selvagem e floresta.
- A Zona V compõe os sistemas não manejados, selvagens. A Zona V tem a finalidade de observação e aprendizado.

Um comentário:

  1. Caros Julianna e Felipe,
    Conheci seu blog hoje. Vou acompanha-los. Desejo muito sucesso na sua chacara de permacultura, uma das opções sensatas e harmonicas para todas as sociedades. PARABÉNS !

    ResponderExcluir